segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Dicionário Contemporâneo de Termos, Expressões e Afins

Pois é, depois de ter postado o novo dicionário da língua portuguesa, e a bem de conversa, surgiram outras expressões muito utilizadas pelos portugueses (não todos, mas alguns). Cá vai...

A mim tanto se me dá como se me deu Expressão que significa indiferença, cada mais substituída pela outra expressão "estou-me a cagar para isso".
A modes que O mesmo que "De tal forma que...". Por mais que me esforce, não sei de onde vem o "modes".
Bode espiatório Espião. Pessoa infiltrada que tenta descobrir informações. Boatos. Porquê "bode"?? Pobrezinho do bicho...
Confins Lugar muito longe: "Nos confins do Inferno!"; semelhante a "no cú de Judas."
P'tanto Nova maneira de dizer "portanto", poupando letras, encurtando o tempo de diálogo e não desperdiçando fôlego dcesnecessariamente. Expressão que antecede às conclusões.
Porque vira e porque torna Parecido a "vira o disco e toca o mesmo". Expressão que designa a repetição.
Samente Quem viu o Gato Fedorento já está certamente familiarizado com esta palavra. É uma forma muito muito muito (muito) abreviada de "precisamente", assim dito mesmo à pressa.

E muitas, muitas mais... Giro! Colaboradores aceitam-se para a construção deste dicionário... :)

Sem comentários: