terça-feira, 16 de outubro de 2007

Para quem duvida das minhas capacidades...

Para quem se armou em espertinho "Ah, que as pessoas inteligentes não fazem testes de QI" e tal (como uma certa pessoa de Benavente que diz que seu nome significa "Granizo"), fica aqui a minha resposta oficial: sim, fazem. Não vês? Eu fiz :P
Mas isto foi só um pretexto para dar início a uma conversa sobre inteligência. Ou sobre burrice, como queiram. É que a mim custa-me perceber que alguém seja burro porque queira. É certo que cada um vê o mundo de forma diferente, mas certas atitudes e valores que consideramos como "normais" têm tendência de se generalizarem na sociedade.
Mesmo assim, ainda há quem tenha visões extremamente distorcidas da realidade e, pior, e é isso que me preocupa, noções altamente desviantes do bem e do mal. Do que é correcto e incorrecto. Penso que será daí que nasce a mentira (cujo poema que publiquei um destes dias considero extraordinário), a falsidade, a arrogância, a traição. Talvez seja da educação que tive, talvez por ter sempre tentado rodear-me de pessoas que se identificassem com os padrões aos quais me acostumei, é para mim um grande choque perceber que, afinal, nem todos são abençoados com a pureza de alma que tive a sorte de conhecer na minha família ao longo da minha vida.
Mas será que existe uma parte inata da maldade? Algo que se tenha gerado com o próprio ser, derivado de sofrimentos passados da mãe, ou coisa do género? Sinceramente, por mais voltas que dê, acho que ninguém tem uma desculpa aceitável para enganar ninguém, para ser mau, para desiludir as pessoas. Nem percebo porque o fazem, porque têm prazer em ser cínicas, a ter várias caras consoante as situações... talvez porque a sua realidade distorcida ainda os faz estar de consciência tranquila, porque nem têm a noção que fazem mal a todos os que os rodeiam... e, por sua própria culpa, e embora possam querer transparecer a ideia que a vida corre às mil maravilhas, a verdade é que estas pessoas traçaram o seu destino e estão condenadas à solidão, a menos que mudem o rumo da sua vida, porque é isso que um mau carácter faz: afasta as pessoas.
Cá eu não sou perfeita. Pronto, acho que ninguém o é, totalmente. Mas o sorriso que consigo esboçar no rosto para todos os que se cruzam comigo reflectem a minha boa relação com a vida. Neste momento em particular, estou feliz. Tenho quem preciso do meu lado, estou rodeada de boas vibrações, bons sentimentos. Se eu não desejo o mal de ninguém, porque alguém havia de desejar o meu mal? Simplesmente acho que Deus não dorme, e tudo o que me desejarem voltará, mais cedo ou mais tarde, à sua origem. Seja bom, seja mau. "What goes around, comes around"...

Bom dia para todos!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Babe, há um autor que tem uma teoria interessante: diz que sim, que o Homem é naturalmente mau e egoísta, porque nasce assim mesmo. A socialização é que trata de o transformar. Por isso, agradece por teres nascido no seio de uma família que escolheu seguir o caminho oposto e esquece aqueles que tiveram o azar de serem mal "socializados". É que no fim é como dizes: "what goes around, comes around". Beijoca grande**