quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Açores... :o)

Os Açores foram considerados um dos mais atractivos destinos do mundo por um painel de especialistas da National Geographic Traveler. Numa lista de 111 ilhas ou arquipélagos, os Açores ficaram em segundo lugar, com 84 pontos (de zero a 100), ultrapassados apenas pelas Ilhas Faroe, na Dinamarca, com 87 pontos.

A votação foi realizada por 522 peritos em turismo sustentável e, dos 111 destinos estudados, apenas 9 conseguiram pontuação igual ou superior aos 80 pontos. Os Açores são definidos no artigo como um «sítio paradisíaco, com construções bem conservadas, natureza respeitada e habitantes sofisticados, cuja maioria já viveu fora». Os caprichos do clima «impedem» a massificação de turistas seduzidos «pelas montanhas vulcânicas, pelos vales verdejantes das Flores ou pelas baías da Terceira».

O arquipélago da Madeira surge em 70º lugar, com 61 pontos. Apesar da reputação de turismo de alta qualidade, belos cenários, magníficos jardins, canais de água antigos, religiosidade marcante e o charme do fado, a Madeira sofreu como o desenvolvimento massivo da hotelaria e dos edifícios demasiado altos, referem os especialistas.

Segundo este estudo, a qualidade da esmagadora maioria das ilhas começa a estar em perigo. É que a pontuação máxima não foi atingida por nenhuma: de 96 a 100 seria o excelente; de 85 a 95 o «autêntico, não estragado e com tendência para se manter assim»; de 66 a 85 (onde os Açores se inserem), «pequenas dificuldades»; de 50 a 65, «problemas moderados, com todos critérios médio-negativos ou mistos»; de 20 a 49, em «situação preocupante»; e de 0 a 25, «catastrófico, todos os critérios negativos e futuro mau».

Nenhuma ilha ficou na última categoria, mas 14 entram na penúltima, entre as quais Ibiza, em Espanha. Na terceira categoria, existem 43 ilhas, entre as quais se inserem a Madeira, as Canárias e Cabo Verde. S. Tomé e Príncipe entra na categoria onde estão os Açores, assim como o Hawai, Iceland e a Bermuda.

Como já foi referido, o estudo não avalia a qualidade do serviço, por isso uma ilha pobre pode suplantar outras mais ricas. A avaliação recaía sobre itens como a cultura ou a estética. Os itens avaliados foram a qualidade ambiental, a integridade social e cultural, condição da arquitectura, atracão estética e gestão do turismo e perspectivas futuras. E acima de tudo: o grau em que as ilhas ainda não se deixaram estragar pelo turismo de massas.

«Remotos e temperados, os Açores permanecem pouco utilizados pelo turismo. O principal perfil do visitante é de viajantes independentes que ficam em regime de cama e pequeno almoço. O ecossistema ¿ das maravilhosas ravinas cobertas de hortênsias nas Flores às baías de pedra da Terceira ¿ está em grande forma. As baleias são ainda uma visão frequente. A cultura local é forte e vibrante. Não é incomum ser-se convidado para a casa das pessoas para jantar, ou ser bem recebido numa refeição comunitária durante uma festa», escreveram os especialistas.

Fonte: www.multidados.com, 2007-11-04

1 comentário:

Anónimo disse...

ehhh má nadaaa eles vao saber..vao se acertaaaaar hihi :P mas a sério é fixe receber assim uma classificação..talves as pessoas dêem o valor agora.. xD beijinho rita